O projeto UnBDigital surgiu devido à necessidade de modernização da gestão de documentos e fluxos de trabalho na Universidade de Brasília.

Por meio do projeto, pretende-se conduzir a comunidade universitária à minimização da cultura de utilização do papel como mídia documental, reforçando as vantagens do processo eletrônico na busca pela eficiência em prestação de serviços públicos.

A adoção de sistemas digitais de tramitação de documentos é tendência em expansão na administração pública brasileira, prevista em legislação específica. A UnB definiu as bases de ingresso nessa nova era a partir de discussões e intercâmbio de experiências entre o Arquivo Central (ACE) e o Centro de Informática (CPD).

Após esse primeiro passo, o CPD participou de reuniões com representantes do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), no âmbito do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP). As conversas despertaram o interesse da UnB em participar do Processo Eletrônico Nacional (PEN).

Ato da Reitoria n°888/2015 instituiu comissão para analisar a aplicação da plataforma digital do PEN na Universidade. O grupo produziu relatório técnico, confirmando a viabilidade de implantação do SEI na instituição. Segundo o documento, o projeto UnBDigital proporcionaria:

• Oportunidade de maior visibilidade para a instituição, pelo pioneirismo entre as universidades federais na implantação integral do sistema;
  • Interações e parcerias entre a Universidade e outros órgãos que adotaram o SEI;
  • Contribuição da UnB, como instituição de ensino, pesquisa e extensão, para aperfeiçoamento do SEI.

Após aprovada a adoção do sistema, instituiu-se comissão para implantação do SEI na UnB (Ato da Reitoria nº 1.298/2015), com a finalidade de planejar, coordenar e executar as ações necessárias para que a experiência do Sistema Eletrônico de Informações passe a ser vivenciada na rotina da Universidade.